Fazendo seu primeiro discurso para o Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra, como o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, admitiu que parte da Igreja da Inglaterra de oposição ao casamento igualitário foi "totalmente dominado" por aqueles que defendem a igualdade para casais do mesmo sexo. Ele também disse que a Igreja deve fazer mais para combater o bullying homofóbico nas escolas.
Falando na última hora, o arcebispo Welby afirmou: "O terreno cultural e política está mudando. Quem ouviu a maior parte do casamento fatura debate em segunda leitura do mesmo sexo na Casa dos Lordes não poderia deixar de ficar impressionado com a mudança avassaladora de hinterland cultural. Atitudes previsíveis não estavam mais lá. A oposição ao projeto foi totalmente dominado, com entre a maior presença e participação e maioria desde 1945. Havia hostilidade perceptível para a visão das igrejas.
"Parte do que foi dito [no debate igual casamento] foi desconfortavelmente perto do osso. A maioria da população, com razão detesta o comportamento homofóbico ou qualquer coisa que se parece com ele. É absolutamente horrível ouvir de pessoas gays executados no Irã, ou equivalentes em outros lugares. Com quase um milhão de crianças educadas em nossas escolas não só devem demonstrar um profundo compromisso para acabar com tais estereótipos e bullying. Estamos, portanto, o desenvolvimento de um programa para uso em nossas escolas, levando o melhor conselho que podemos obter, que visa especificamente como bullying. Mais do que isso, precisamos também para garantir que o que fazemos e dizemos demonstra o amor generoso de Deus para todos nós, que somos pecadores, sem exceção. Novamente, isto requer palavras radicais e profética que a graça abundante, enquanto segurando a verdade. "
Na Câmara dos Lordes debate antes que ele votou contra o projeto de lei do casamento homossexual, o arcebispo Welby, disse: "O casamento é abolida, redefiniu e recriou, ser diferente e desigual para as diferentes categorias. O novo casamento do projeto de lei é uma forma estranha, com o mesmo sexo e diferentes categorias de gênero amassado nele, nem a montagem bem. O conceito de casamento como um lugar normativo para a procriação está perdido.A idéia de casamento como aliança é diminuída. "
No discurso Sínodo de sexta-feira, ele acrescentou: "Houve muitos momentos em que a Igreja da Inglaterra sentiram que a mudança estava no ar ou este foi um momento de crise. Porque não somos uma organização, e muito menos uma empresa, ou até mesmo uma instituição, mas na realidade o povo de Deus reunidos pelo Espírito Santo a caminhar juntos de uma forma que leva à maior glória de Deus, não estão vinculados a ser muitas crises e pontos de viragem ".
As discussões para permitir cerimônias de parceria civil em igrejas anglicanas aparecem foram retiradas antes da reunião Sínodo de sexta-feira.
Ativistas da Igualdade acreditam que o adiamento reflete uma relutância "terrível" por alguns membros da hierarquia da Igreja para debater abertamente a questão dos relacionamentos do mesmo sexo.
Mas outros acreditam que poderia refletir uma por trás da mudança de cenas no topo da Igreja da Inglaterra, que eles estão convencidos poderia abrir o caminho para uma mudança histórica na sua abordagem às relações do mesmo sexo até o final deste ano.
Defensor dos direitos humanos, Peter Tatchell, diretor da Fundação Peter Tatchell, disse PinKNews.co.uk : "Enquanto a condenação da homofobia do Arcebispo Welby é louvável, isso não é consistente com o seu aval da discriminação homofóbica na lei do casamento.Ele perdeu uma oportunidade para mostrar o seu apoio para a igualdade gay completo. "
Em abril, o arcebispo Welby realizou uma reunião com Peter Tatchell, que pediu-lhe para uma maior compreensão da comunidade LGBT.
Após a reunião, o Sr. Tatchell disse PinkNews.co.uk: "Arcebispo Welby está claramente lutando para conciliar o seu apoio para amar, estáveis relações do mesmo sexo, com a sua oposição ao casamento do mesmo sexo. Eu tenho a impressão de que ele quer apoiar a igualdade de gay, mas se sente preso pela tradição da igreja ".
PS: traduzido usando o google, assim perdoem os possíveis erros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário